sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Um Pleito Memorável


Em 2008 Butiá vive a eleição que poderá entrar para história de sua comuna. Sérgio Malta busca quebrar o paradigma da inédita reeleição a Prefeito, jamais conseguida em todos os 45 de história pós-emancipação de Butiá. Somente Ruy Saraiva, Rubens Carvalho e Ademir Garcia Mendes conseguiram voltar ao mandato maior do executivo municipal, após o intervalo de uma ou duas legislaturas.

E é isso que busca Fernando Lopes, que após 4 anos afastado do da Prefeitura Municipal, busca voltar a comandar a cidade ao lado de Irani Medeiros, que também, se eleita, será a primeira mulher a estar no Poder Executivo da cidade.

O candidato Gilberto Félix, está na disputa pela primeira vez, após dois anos consecutivo sendo o vereador eleito com mais votos na cidade, chegando a ser o mais bem votado da história com quase mil votos em 2004. Seu vice, Mauricinho, aproveita também da boa fase política de 2006 quando concorreu a Deputado Federal, chegando aos quase 4 mil votos.

Na contra mão desses políticos de carreira aparece Luciana Carreiro, sempre lembrada por suas lutas idealistas ao lado do mega-fone. A candidata segue os ideais de Heloísa Helena e Lucina Genro, lutando por um voto de “mudança”.
Fernando e Gilberto investem em campanhas estratégias e bem elaboradas com calendários eleitorais divididas por bairros, onde os candidatos concentram visitas e comícios à comunidade. Malta lançou sua candidatura de maneira modesta e seu primeiro comício acontecerá neste final de semana. Luciana recorre à campanha boca-a-boca, sua fama comunitária em seu bairro e de seu horário eleitoral na rádio.

No geral ambos também investem em santinhos e banners de alta qualidade, assim como em jingles rodando diariamente em carros-de-som e veículos adesivados.
Os butiaenses estão atenciosos e apreensivos com a eleição que começa a esquentar e decidirá os rumos da cidade para os próximos anos. Emprego, Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente são os temas mais discutidos entre os candidatos e que o Jornal Sobral vem selecionando nas últimas semanas, de acordo com as entrevistas realizadas da Rádio Sobral.

Um candidato tenta quebrar um mito, outro seguir a regra, há o que tenta o cargo inédito e aquela que tentar fazer uma revolução nos pensamentos da cidade.
O certo mesmo é que a democracia será feita, o candidato que mais esclarecer a população sobre suas propostas e o trabalho que virá a executar na cidade, ganhará a confiança do eleitor e consecutivamente o voto.

Reclamar depois que nada está sendo feito é muito fácil, mas analisar o voto antes de ser dado muita gente não lembra. Por isso devemos estar atentos e analisar quanto vale o poder de um voto, pois ao apertarmos no “Confirma” estamos dando uma procuração a uma pessoa para estar dentro da Câmara de Vereadores representando cada um dos 20 mil habitantes de Butiá e dando o poder de escolha a eles sobre o nosso futuro.

Na próxima quarta-feira, dia 27, a partir das 20h você pode acompanhar pela Rádio Sobral os debates dos candidatos a Vice-Prefeito e no sábado dia 30, a partir das 17h, o debate dos candidatos a Prefeito.

Ouça bem as propostas. Análise e escolha certo seu candidato!

Nenhum comentário: