segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Como se afastar do vício chamado Internet?




É tão bom usar o computador sem ninguém por perto e sem ter nada marcado para o dia seguinte. Ficar conectado é ótimo, mas pra tudo existe um limite. Você já deve ter reparado como é cansativo ficar ligado ao mundo virtual. Tem gente que não percebe o vício e fica o dia inteirinho na frente do computador. Só depois de se desconectar, literalmente, a pessoa começa a se dar conta dos efeitos da máquina em seu corpo.

A facilidade na comunicação, os diversos sites e a inclusão digital oferecem que cada vez mais crianças, jovens e adultos passem mais tempo na frente do computador, ligados na internet. Seja por uma obrigação profissional ou apenas um bate papo descontraído com os amigos em um chat, msn ou site de relacionamentos.

Alguns especialistas defendem que vício em internet é doença. São quatro os componentes principais do problema: Uso excessivo, freqüentemente associado à perda da noção do tempo ou negligência de impulsos básicos; sentimentos de irritação, tensão ou depressão caso o computador esteja inacessível; necessidade de computadores melhores, mais software ou mais horas de uso; e reações negativas como brigas, isolamento social e fadiga ligados ao uso do computador.

No Brasil a internet é a segunda maior mídia mais abrangente do país, só perde para a TV, e é aqui também onde a população passa mais tempo conectado no mundo, em média 23h e 51min, quase um dia inteiro.

Há campanhas nos Estados Unidos pelo “Dia Off-line”, ao menos um dia no mês viciados compulsivos e assumidos em internet dão um jeito de se manter longe da rede. Aqui esse assunto é muito pouco falado, mas na real mesmo temos que ter o bom senso de não nos alienarmos a este meio de comunicação e saber que além do mundo virtual existe uma vida de verdade, além da tela do computador.

Nenhum comentário: