terça-feira, 12 de agosto de 2008

Resposta aos Brasileiros

Não foi uma, nem duas, nem três vezes, que você se indignou com as notícias, de corrupção, lavagem de dinheiro, desvio de verbas e etc. Assim como não uma, nem duas, nem três vezes que você se emocionou com as notícias de mortes de jovens por balas perdidas, criança arrastada até a morte por bandidos, jovens com armas nas mãos, ou traficando em favelas.
A cada eleição ouvimos baboseiras e promessas de que o Brasil vai mudar, que a violência vai acabar, que tudo tem uma solução. Certo que muito está sendo feito, mas não é 5% do total do que se há para fazer. Procuramos respostas, cada vez mais difíceis para situações cada vez mais comuns, explicações para coisas cada vez mais inexplicáveis, e procuramos esperança em algo que nunca desistimos de crer, um país justo e digno para todos.
Um país tão grande é difícil mesmo de ser administrado. Mas mais difícil ainda é aceitar que possuímos a maior taxa de juros do mundo. É difícil saber que no Iraque, em plena Guerra, morrem 40 pessoas por dia, e no Brasil, fora os casos de saúde e acidentes de trânsito morrem mais de 80 brasileiros por dia, vítimas de homicídio, balas perdidas, assaltos e por ai vai. É difícil saber que um político corrupto é reeleito. É difícil saber que ministros, desembargadores, advogados, homens responsáveis pela justiça estão sendo subordinados no Rio de Janeiro para dizer Amém, a lavagem de dinheiro.
Você sabe por que deputados votam aumentos salariais, com porcentagens inexplicáveis, ultrapassando cifras de 40 salários mínimos? E você sabe por que professores responsáveis pela educação, responsáveis pela formação ética, social e moral de um futuro homem recebem de um a quatro, cinco salários mínimos?
Simples a educação no Brasil, é desvalorizada, agora que o país está acordando e vendo que somente investindo na educação é que se soluciona a maioria dos problemas do país. O sistema brasileiro está baseado na educação. Quem tem estudo tem melhores oportunidades de emprego, quem tem emprego tem dinheiro para sustentar a família, tem uma moradia, quem tem uma família unida tem melhor qualidade vida.
Quem tem a cabeça ocupada com o estudo, ou qualquer outra atividade, não se marginaliza. O crime até poder ser organizado, mas se a política fosse organizada, e feita em favorecimento daqueles que mais precisam, o Brasil hoje poderia ser outro.
Essa é a resposta brasileiros e brasileiras para que um dia vejamos um Brasil desenvolvido de verdade, justo, sem desigualdade, com oportunidades para todos, com ética e moral. Lembre-se sempre a educação é o princípio de tudo!

Coluna Joel Maraschin 2007

Nenhum comentário: