sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Lágrimas de Ouro


Quem nunca teve um objetivo? Um sonho? Um desejo próximo do impossível de ser realizado? Houve quem te chamasse de louco, quem tentou te desanimar dizendo que seria só mais uma tentativa inóspita. Mas houve quem estava lá do seu lado, dia-a-dia, não deixando você desistir, te incentivando, te motivando e crendo.

Não existe nada impossível, com trabalho, dedicação e muita vontade. Até podem existir barreiras difíceis, mas nenhuma é intransponível e essa luta física mostra o real barato da vida.

Na Olimpíada de Pequim, podemos ver rosto a rosto dos atletas, a cada prova disputada, a cada classificatória, a cada eliminatória, a cada final a vontade de vencer estampada em letras garrafais “Eu quero ser campeão”.

O objetivo traçado por cada um, o sonho, a garra tudo fala mais alto naqueles segundo em que o momento é só deles. A terra poderia parar de girar, e eles continuarem lá, na batalha pessoal contra o tempo e contra o próprio limite do corpo para fazer o melhor.

O americano Michael Phelps, é atualmente símbolo disso, é exemplo a qualquer um que queira conquistar algo, seja atleta ou não. Ele sozinho, se fosse um país, hoje estaria entre os dez primeiros no quadro de medalhas. Um recordista, que nem a física consegue explicar o que ele faz dentro das piscinas. Uma vitória por um centésimo de segundo, como foi a do seu último ouro, realmente é difícil de explicar, mas para nós simples humanos. Para ele que ultrapassou esse ‘estado de espírito’ é barbada.

Quem viu a russa Yelena Isinbayeva também sabe que ela não fica pra trás pulando seus 5,05m também quebrando recordes atrás de recordes. Além de diversos outros ‘monstros‘ dessa olimpíada que pra sempre serão lembrados na história.
Mas quem não podemos esquecer é do cara que fez muitos brasileiros se emocionarem e até chorarem com a sua vitória. César Cielo, a primeira medalha de ouro do Brasil nesta Olimpíada, a primeira medalha de ouro dele em competições olímpicas, a primeira medalha do Brasil na natação. Quebrou o recorde mundial na fase classificatória, outro atleta bateu o recorde dele. Não bastando, ele tornou a quebrar o recorde mais uma vez.

Cielo se tornou o homem mais rápido do mundo nos 50m livre, e fez que a felicidade dele transpusesse e contagiasse todos os cantos do mundo, com suas lágrimas em meio ao Hino Nacional... Lágrimas de Ouro essas que a voz embargada permitiu que faltasse a palavra na hora de falar aos repórteres.
O símbolo maior do orgulho de ser brasileiro tem 21 anos e tem a palavra ‘céu’ de maneira subliminar no nome, céu onde está o firmamento, onde para os católicos fica Deus. Céu que é azul, a mesma cor de uma piscina olímpica.

Nenhum comentário: