segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Tresloucada?

O sentimento e a emoção, muitas vezes, levam as pessoas a extrapolarem o sentido da razão. A mãe que agrediu uma professora foi o assunto da semana e está sendo julgada de louca, desvairada e uma série de adjetivos desnecessários.

A mãe pode ter errado, pode! Ela mesma assumiu isso no rádio, mas perguntem se ela foi ouvida? Se tudo foi esclarecido?

Somente que é pai, ou mãe sabe do sentimento que tem ao seu filho. Porém, em especial, a mulher, a fêmea, seja de qual for a espécie move ‘mundos e fundos’ para defender os seus filhos. Não é só a humana. No mundo animal isso é muito comum. A leoa, por exemplo, mata os leões que se aproximam do seu ninho tentando matar sua prole para que ela entre no cio novamente.

Se a leoa pensasse, ela estaria apenas protegendo os seus filhos e não cometendo um ato irracional. Ela estaria assegurando a continuidade da espécie. O leão por si só, não pensaria assim. Porém ambos são animais, não pensam, agem por instinto, só que o instinto materno é um só, seja qual for a espécie, raça, filo, etc.

Então, como julgar uma mãe que age com o instinto materno?

Já fui aluno e sei como as professoras às vezes te pré-julgam, por uma atitude ou outra, ou ficam de marcação em cima da gente, até por birra. Na contra mão, também já estagiei como professor de informática e sei como alguns alunos incomodam e te tiram do sério.

Igual, nada justifica! Só que julgar, apontar o dedo, incriminar sem ouvir os dois lados, sem saber o que está mesmo acontecendo é muito fácil. Agora quando você é um dos lados da história, tudo muda.

Nenhum comentário: