segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Time bom é time que chega



Normalmente me restrinjo a falar de futebol nesta coluna, mas assim como ano passado, não há como encerrar o ano sem falar aqui do Colorado.

O Inter, no ano de seu centenário, justo quando alcançou a histórica marca de 102 mil sócios deixou a torcida com um leve gosto de “quero mais”. Foram seis competições disputadas, em duas sagrou-se campeão e em três, vice.

O ditado diz que time bom é time que chega! E isso há de se concordar, em todas as competições que o Inter entrou, estava em campo como favorito. E o favoritismo é justo de times bons, os ruins ninguém lembra, aliás, os ruins nem chegam lá.

Certo que a final da Copa do Brasil e da Recopa decepcionou muita gente, a culpa pode ter sido do Dunga por ter levado o Nilmar para seleção, ou então da altitude equatoriana. Mas por si só o colorado pecou, cometeu erros, e os bastidores, os fatores extra-campo foram fatores decisivos em alguns jogos.

A falta de vontade de alguns jogadores, o salto alto, o oba-oba, às conspirações contra o técnico Tite, fizeram o segundo semestre do Inter ir dos céus ao inferno em um piscar de olhos.

Só que o Internacional de Porto Alegre é maior que isso, muito maior! Mesmo com a derrota para pseudo-rebaixaixados e empates com times fraquíssimos o Inter foi o MELHOR ataque do MUNDO em 2009 com 152 gols, à frente dos grandes clubes europeus. E isso tudo em 75 partidas e 6 competições diferentes. Foi o time que mais disputou campeonatos neste ano e consequentemente, o time que mais partidas disputou. Recordes e mais recordes!

Sem contar que o Inter continua sendo o último time brasileiro que conquistou a Libertadores da América. É o primeiro e único time brasileiro que valorizou a Copa Sul Americana, sagrando-se campeão.

Ao conquistar a Sul Americana, credenciou sua vaga para disputar a Copa Suruga no Japão, motivos de chacotas para o adversário que usam o seu nome com trocadilhos sem graça.

Pois nessa competição de nome estranho, o Inter atravessou o mundo, foi ao Japão, e mais uma vez levantou outra taça de campeão em terras orientais. Ai vai ter quem diga: “tituluzinho de m...”. É, mas esse título foi o único título internacional, conquistado por uma equipe brasileira em 2009.

Isso mesmo, o Inter foi o único time do Brasil que foi campeão além fronteiras, repetindo o que aconteceu em 2006, 2007 e 2008. Um título internacional por ano!

O engraçado é que quando o Inter chegou com seriedade na Sul Americana, ela era a segundona da América, de acordo com murmurinhos por ai. Agora que para certos times só restaram uma humilde colocação no brasileiro, terão que disputar a bendita “segundona da América” é a competição do ano para eles. Estão certos, de segundona eles entendem!

Mas o que mais importa para o Inter agora é focar em 2010. O novo técnico Jorge Fossati terá um trabalho dificultoso pela frente e uma responsabilidade imensa: Fazer do Internacional Bi-Campão da América. Qualidade de elenco todo mundo sabe que o Inter tem, o que falta muitas vezes é vontade dos jogadores, Fossati veio para mudar isso, juntamente com os novos reforços que chegarão.

Nesta quinta-feira, dia 17, uma grande festa animou o estádio Beira Rio encerrando a programação do ano centenário e comemorando os três anos da conquista do mundo e os 30 anos do brasileiro invicto.

É isso então, Time bom é time que chega! E em 2010 o Inter estará lá,
tentando mais uma vez pintar a América de vermelho, e nós torcedores,
simpatizantes, fanáticos, estaremos a uma só voz : “Vamo Vamo Inter”

E para finalizar, parabéns ao nosso adversário, que este ano foi
aprovado no ENEM: E nem Gauchão, E nem Brasileirão, E nem Libertadores!!!

Nenhum comentário: