segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A solidez do Festival



Os mais de dez anos que marcaram a ausência no Festival Coxilha Negra podem ficar no esquecimento de vez. Em 2008 seu retorno foi um pouco modesto. Uma grande estrutura foi montada, as músicas eram apenas da linha nativista, porém de excelente qualidade, e os shows foram emblemáticos, reconquistando o público.

Só que 2009 prometia, e a promessa foi cumprida! A estrutura de iluminação, palco, telões e som foram inéditos na cidade. O retorno da linha popular abriu ainda mais as portas do festival para o restante do Rio Grande do Sul, os shows ainda maiores e o resultado foi inegável. As mais de 10 mil pessoas que passaram pelo Ginásio Gastão Hoff, nos cinco dias de festival conferiram: um Coxilha Negra sólido, robusto, que mostrou o porquê de seu retorno, e a força que terá para o futuro.

Os organizadores, os patrocinadores, os colaboradores, a Prefeitura Municipal, peças chaves desta engrenagem, estão de parabéns. Ambos fizeram a cidade se movimentar. O Festival não é só música, ele é dinheiro girando no comércio da cidade. Hotéis, restaurantes, lanchonetes, bares, postos de combustíveis, lojas, ambulantes e tantos outros foram beneficiados com a realização deste evento.

É de eventos culturais assim, com esta grandeza, que a cidade estava precisando. A música emociona o público, arranca aplausos da platéia, cria torcidas, expectativas, faz nascer novos talentos, ou até trazer à tona os esquecidos. A cidade passa a respirar um clima que estava nos fazendo falta e com certeza a partir de agora, não mais abandonará a nossa atmosfera.

Nenhum comentário: