quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Complexo Cultural

Esse projeto mostrado semana passada no Jornal Sobral é o anseio mais antigo da nossa comunidade. Mais de 30 anos se passaram desde o fechamento do Poço Farroupilha, popularmente chamado de Poço 2 ou Esqueleto, e nesses 30 anos muita coisa foi perdida, pois aquela imensa estrutura ficou jogada ao tempo, aos vândalos e aqueles que a ignoravam.

Através de verba do Ministério do Turismo tudo indica que esta obra sairá do papel no ano que se aproxima. Lá estará o espaço que a cidade tão necessita, um espaço até então inexistente.

O complexo cultural abrigará praça de lazer, com bancadas em torno das ruínas, uma plataforma de eventos para apresentações artísticas. Ainda está prevista a construção do memorial do mineiro, que será um prédio semienterrado com acesso através de um e no espaço que compreende as ruínas um centro cultural com salas para oficinas artísticas, exposições de artes, arquivo histórico, uma sala para Acub, além de diversas salas multiuso.

Esta sim é uma obra de fundamento e se conclusa esperamos eu e todos nós que um novo momento passe marcar a vida cotidiana da cidade. Que a cultura passe a ser desenvolvida neste espaço com crianças, jovens, adultos, idosos. Que os investimentos não cessem e que Butiá possa viver com um novo marco cultural.

Um comentário:

Alexsandro Witkowski disse...

Boa tarde, prezado Sr. Joel Maraschin,


Venho por meio deste solicitar a colaboração da comunidade, através deste conceituado jornal da região carbonífera, para divulgação do andamento das atividades do projeto de Educação Patrimonial para a preservação da documentação histórica sobre a região carbonífera do baixo Jacuí, que está sendo realizada na cidade de Charqueadas, no IF Sul.

Sou servidor público estadual, historiador formado pelo FAPA e integrante voluntário do projeto. Mais detalhes o senhor pode conseguir com a Tassiane Melo de Freitas, funcionária do IF Sul e integrante do projeto. Ela é filha desta terra e do Sr. Juarez e da Profª Teresinha.

Pretendemos que a documentação histórica, após a devida higienização, classificação e catalogação, permaneça em Butiá, justamente neste Complexo Cultural após a revitalização do Poço 2.

Muito obrigado pela atenção. E agradeço pela disposição do senhor em colaborar na divulgação deste projeto de educação patrimonial para a preservação da documentação histórica da região carbonífera do baixo Jacuí, assim, cumprindo sua função social como cidadão e profissional de comunicação preocupado com a preservação da memória coletiva da comunidade.

Att.

Alexsandro Witkowski,
Servidor público estadual
Historiador

O e-mail da Tassiane é: tassimelo@gmail.com