segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Um pouco mais de cultura



Não é ser chato, repetitivo ou coisa parecida, mas relembrando o que ressaltei a duas semanas atrás da importância da cultura para desenvolvimento de uma comunidade, mais importante ainda é o incentivo à cultura.

A forma não interessa, sejam leis, auxílios públicos, doações informais, doações de empresários, que tanto ganham dinheiro e às vezes pouco ajudam. Não importa, educação e cultura são os padrões que indicam o desenvolvimento de um povo.

E no quesito de incentivo à cultura quero mandar um agradecimento especial ao Vereador Daniel Almeida. Mesmo não sendo meu correligionário, merece louvor, quando na última semana auxiliou no regresso da Cia de Artes Universo em Dança do Aeroporto Salgado Filho e Porto Alegre a Butiá, quando o Grupo retornava da Europa, assim como o Diretor do Instituto de Educação Cenecista Professor Alcides Conter, Zé Maria. O agradecimento se estende também à Prefeitura Municipal de Butiá, que também sem ela esta viajem talvez nem fosse realizada.

Aos poucos Butiá vem caminhando nesse passo. A formação do Coral Municipal é uma grande iniciativa, o retorno do Festival Coxilha Negra, a criação de grupos de danças nas escolas públicas, o incentivo aos grupos maiores, ao tradicionalismo. Atividades para alunos da rede na Biblioteca Pública, tudo isso é de muita importância.

Mais ainda é necessário dar atenção à história da cidade, a datas marcantes, aos pontos e prédios históricos, ruínas e etc. Antes que o tempo haja de vez sobre elas e nos reste apenas fotos e lembranças.

Também há ações como um grupo de teatro, quem sabe um centro cultural, pequenas coisas que somadas a um todo resultam num grande montante para a cidade e para a população.

Um comentário:

Unknown disse...

olá o matheus a galera toda nossa
vcs tiveram aqui em cascavel ceara
fiz a oficina de dança muiiito legal