segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Gripe A e a mídia



Viajando pela Europa nesses últimos 20 dias, pude notar uma coisa, a “Gripe A” lá não está sendo levada tão a sério quanto aqui no Brasil. Há uma notícia aqui outra ali e alguns jornais impressos e na TV, mas não são assuntos principais da pauta. Claro que lá é verão e isso reduz as incidências.

Em Portugal não vi pessoas usando máscaras, apenas na Espanha e era uma ou outra pessoa. Já em São Paulo o número quadriplicava. Nos bastidores da mídia e das faculdades de medicina, há quem diga que esta “Gripe A” está sendo usada para tirar da vitrine notícias da grande crise econômica mundial, que se analisarmos bem faz sentido.

Alguém de vocês vê no Jornal Nacional, Jornal da Record ou da Band, notícias de empresas falindo pelo mundo, de mais desempregados, como acontecia no auge da crise? Não, agora é só gripe, gripe e gripe.

Milhares de pessoas morreram ano passado só por causa da gripe comum, mas por que isso não foi divulgado? Por que não havia contagem oficial? Agora com esse novo surto, de um vírus levemente modificado o pânico foi instalado.

Outro boato é referente ao “tamiflu”, principal remédio usado no combate a Gripe A. Só um laboratório no mundo possui a patente deste remédio. Para aqueles fãs de teorias conspiratórias, dizem que George W. Bush é sócio deste laboratório. Verdade? Não sei, mas intrigante isso é.

Em Butiá não há casos confirmados, apenas dois suspeitos que estão sendo monitorados em Porto Alegre. A Secretaria de Saúde está fazendo um trabalho de prevenção a quem chega ou sai de viajem para fora do estado para garantir a segurança da comunidade. Afinal prevenir é melhor que remediar.

Nenhum comentário: