segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O Regresso


Cia de Artes universo em Dança na freguesia de Valadares, estado de Viseu, Portugal

Infelizmente como tudo na vida, as coisas passam, as coisas acabam. Independente de períodos, fases, momentos, tudo tem fim. Passados 17 dias em terras lusitanas, podemos resumir tudo que aconteceu aqui em muito conhecimento, muita cultura, e também muito cansaço, porém um cansaço compensatório.

A rotina era intensa, alguns dias dormimos menos de 5 horas. Entravamos num “auto-carro”, nome dado aos ônibus aqui, dançávamos em um local, voltávamos a viajar, chegávamos em outro local, dançávamos e isso se repetiu por diversas vezes.

No outro dia pela manhã as coisas eram iguais, cada público nos recepcionava com muito carinho, fomos muitas vezes aplaudidos de pé. Chegamos a dar oficinas de danças e ensinarmos a varias pessoas daqui nossas danças tradicionais como Pezinho, Chote de Sete Voltas e Chico Sapateado.

Foram quatro festivais internacionais de folclore, convivências com grupos portugueses, paraguaios, russos e de tantos outros países. Algo que ficará pra sempre.

Nas horas livres visitamos lugares que antes até então eu jamais imaginaria conhecer. Na Espanha, a cidade de Santiago de Compostela foi a mais marcante pela exuberância das igrejas e as riquezas em seu interior. Em Portugal foram tantos lugares, tantas igrejas. A cidade do Porto lembra muito Salvador pelo tipo das construções, um rio de águas calmas e um Forte sobre o monte, seus vinhos então... Sem comentários.

Os estádio do Dragão do Porto Futebol Clube é imponente. Seu complexo desportivo é o mais moderno de Portugal e um dos maiores da Europa. Em Viana do Castelo, uma igreja sob o topo de um morro de fronte para o Atlântico Norte, aponta a vista mais bonita da Europa.

Fomos também à Serra da Grávia, a um dos pontos mais altos da Península Ibérica, com mais de 2 mil metros de altitude. Visitamos aldeias de moradores nativos, umas com três habitantes, outras com 11, todas as casas construídas em pedras de xisto e cravadas em meio aos morros em uma arquitetura perfeita de encaixe.

Deixamos lá, grandes amigos e companheiros, que também pela preservação das tradições de seu país, de suas regiões. Crianças, jovens, adultos e idosos, todos com um só objetivo, manter a cultura do seu povo.

Mas também a saudade de casa, da comida da mãe, dos amigos e por incrível que pareça da rotina já estava a me atormentar. A rotina que tanto nos estressa, prende nosso tempo, faz nossos dias serem muitas vezes amargos e chatos, até essa faz falta.

A vida volta ao normal a partir de então, mas na cabeça ficará para sempre essa experiência sem explicação, convivida com pessoas atenciosas que nos trataram como reis nos dias que estivemos lá.

Parabéns Cia de Artes Universo em Dança e Grupo Raízes pelo trabalho mostrado e que encantou os Estados de Viseu e Braga e tão bem representarem o Rio Grande do Brasil. Parabéns aos Grupos de Vila Nova de Sande, de Guimarães e da Serra da Grávia de São Pedro do Sul que tão bem nos recebeu a nós um Muito Obrigado, muito obrigado e muito obrigado.

Nenhum comentário: