segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A Cultura é aqui

Santiago de Compostela, Espanha

Viajar 31 horas não foi fácil. O desgaste foi grande, três trocas de aviões, misturadas com viagens, ora longas, ora curtas, ora sendo bem atendidos pelas aeromoças, ora não muito, mas isso faz parte de uma jornada tão grande como esta.

Esta mistura de turnê com intercâmbio, muito tem me servido, para poder analisar tudo o que esta acontecendo na minha vida e na vida de muitos que me rodeiam. Não só a dança, os grupos estão tendo dia a dia seu trabalho valorizado com as diversas apresentações, mas nós como pessoas sabemos que a ainda temos muito a aprender. Nos sentimos em casa pela semelhança da língua, mas sabemos que estamos na Europa pelo desenvolvimento visto.

Aqui não há favelas, não há pessoas morando abaixo da linha da miséria, não há mendigos, os crimes, assaltos, furtos, roubos são raros. O ensino público funciona!

São 12 anos de estudos, e somada a médias de todos os anos, você escolhe um curso, se sua média for boa entra na Universidade Pública, se não é feito apenas uma prova especifica com a área.

O valor dado a cultura aqui é algo inexplicável. Cultura aqui é a prioridade. A cidade de Guimarães onde estávamos hospedados até a última quinta-feira, dia 30, está se preparando para em 2012 ser a capital européia da cultura. Todas as obras da cidade estão focadas nisso, reforma de museus, castelos, fortalezas, casas histórias e por ai vai.

A arquitetura é toda baseada nas do século passado, casas novas ou velhas são construídas da mesma maneira, a maioria das ruas são estreitas, a maioria de paralelepípedos de excelente qualidade. Os carros, bom, esses que pensam ser bacanas e andam em carrões importados ai, aqui passariam vergonha. Mais de 85% da frota é 0 km, e motos somam menos de 4%.

A moeda daqui é o Euro (€), €1 vale praticamente R$ 3. Hoje, o Euro bate taco a taco com o Dólar para ver quem é a moeda mais forte do mundo, enquanto o Real ainda é volátil ao mercado americano. Verdade que Portugal está em recessão, assim como toda a União Européia, mas aos olhos isso quase não é visto. Quase não há impostos, há coisas muito baratas, e outras caras comparadas ao Brasil.

Apesar dessa diferença, volta e meia parece que temos a mesma moeda. O salário mínimo aqui é de €450, bem parecido com o do Brasil, claro que o padrão de vida é bem diferente. Uma lata de Coca Cola ou Guaraná, por exemplo, é de €0,75, convertendo para o real isso dá R$ 2,25. O litro da gasolina é o mais caro da Europa €1,20 em média, que dá mais de R$ 3,50. Porém quanto o assunto é saúde, alimento, tecnologia e vestimentas, perdemos feito.

É literalmente outro mundo. Mas muito bom de viver. Deixando de lado as comparações e voltando às danças, nosso objetivo principal aqui, foi uma semana desgastante a que passou, com momentos alternados entre espetáculos, mostras e participações. Mas também com horas de descanso e visitas.

Tivemos na terça-feira na Espanha conhecendo e se apresentando em Santiago de Compostela, Vigo e Valença. Um lugar mais lindo que o outro. Desde que chegamos foram mais de 10 apresentações, em praças, escolas, asilos e festivais de cidades e freguesias do estado de Braga. Houve dia que dançamos até quatro vezes, uma maratona desgastante, mas compensadora. Até agora convivemos e dividimos palco com grupos paraguaios, russos, franceses e espanhóis.

Neste final de semana deixamos Guimarães, cidade que estávamos hospedados, e passamos para São Pedro do Sul, no estado de Viseu. Lá também estaremos nos apresentando pelo estado, e participando de mais um Festival Internacional de Folclore “Andanças”.

Nossa chegada no Brasil está prevista para a próxima quinta-feira, dia 6. Do que acontecer daqui até lá relato na próxima semana. Um abraço a todos e a saudade é grande de casa.