sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Parte da História



Nesta semana o Instituto de Educação Cenecista Professor Alcides Conter – Iecpac – completou 50 anos de história dedicada a uma educação diferencial e qualitativa para a cidade.

Um lugar singular, onde vivi sete anos e meio da minha vida e também sou parte dessa história. São tantos “causos” para contar, tantos momentos a lembrar, além, é claro, do conhecimento proporcionado para toda a vida, item principal que aprendi nesta escola.

Lembro-me daquele 2º bimestre de 1998 quando escrevi minha primeira redação na 5ª série com a professora June, na qual, viria a ser selecionada para ser publicada no “Jovem Escritor”. Para quem não conhece, este é um projeto em que o Iecpac lança anualmente um livro com os melhores textos dos alunos de todas as séries.
Foi da professora June que eu ouvi a primeira vez, com 10 anos de idade, que eu poderia ser um jornalista, escritor, ou algo do tipo. Coincidência ou não, o destino me reservou esta profissão.

Isso tudo também por eu gostar de escrever e por me interessar na língua portuguesa. Tudo bem confesso que nunca fui um aluno nota 10, mas os seis anos de aula com a professora Beth fizeram com que eu visse a matéria de outra forma. Aprendi a gostar de verdade de português. Foram tantos “puxões de orelha” que valeram à pena.
Além de toda essa importância profissional, aprendi valores éticos, sociais e humanísticos dentro do Iecpac. Na época de escola agente nunca leva a sério o que nos falam, e achamos que via durar pra sempre aquele momento... Mas ele não dura!
Chega o 3º ano, o pavor bate, a dúvida do vestibular também! Que profissão vou seguir? O que eu quero ser? Ai vem a lembrança sempre que a professora Clair falava que “Lá fora, no mercado de trabalho, na vida, tudo é diferente” e agente não dava ouvidos.

Fora todo o lado sério, foram muitas risadas, muitas visitas ao SOE e à Direção, a maioria delas por bobagem, mas que eram necessárias receber um repreensão para servir de lição e ver que nem tudo eram rosas.
Saudades desse tempo, saudades daquela turma que andou junto desde a 5ª série até o 3º ano e depois a vida nos forço a seguir caminhos diferentes, onde pouco nos vemos hoje em dia. Mas isso faz parte.

Parabéns Iecpac pelos 50 anos de história junto a nossa comunidade e a região carbonífera. Sinto-me orgulhoso em poder ser mais um a fazer parte desta história.

2 comentários:

Anônimo disse...

i like the photo

Nikolai disse...

Hello! Hi there! I see your using blogspot for your blog.. If you have problems with your blog you can always ask help from me ok? my blog offers free services for blogger users like you.best regards, nikolai blogfixes.com