segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Butiá Tênis Clube perto do fim


Uma sociedade decadente. Foi nisto que se transformou o Butiá Tênis Clube – BTC – um dos maiores clubes da região carbonífera, em plenos 40 anos de existência, amargura hoje sua pior crise, podendo chegar até ao leilão de seu patrimônio.

Após uma derrota, quando concorria a presidente da diretoria do Clube Butiá, entre 1966 e1967 Ítalo De Maman, e sua diretoria resolveu fundar em 23 de janeiro de 1968 o Butiá Tênis Clube.

A primeira assembléia aconteceu na Churrascaria Santo Antônio, onde foi definido nome, estatuto, opções de lazer que ofereceriam para a comunidade, como funcionaria a compra de títulos e demais burocracias legais para instituírem a sociedade.

A Copelmi se tornaria grande parceira na cedência do terreno. A venda de títulos torna-se fundamental para começarem a serem erguidas as primeiras estruturas do Ginásio. Após isso vieram as piscinas, a Churrasqueira, por último o Campo de futebol sete.

Famosos por concentrar a “Higt Society” da época, o BTC foi palco de grandes festas de aniversários, bailes de debutantes, campeonatos inesquecíveis de futsal. Além de ter recebido grandes shows de artistas locais, estaduais e até mesmo nacionais como Ângela Maria, Jair Rodrigues, Os Incríveis, além das diversas atrações proporcionadas pelo Festival Coxilha Negra que em todas as suas edições foram realizada no ginásio do BTC. Recebeu também fazes regionais do Fegart, hoje conhecido com Enart, maior festival amador de artes da América Latina.

Mas esses anos de glórias e glamour ficaram no passado, nos últimos anos o Tênis como é chamado pela maioria dos butiaenses, entrou em queda livre e vive o pior momento de sua história.

Crise instalada



Sem dinheiro, com pouquíssimos sócios em dia, sem uma diretoria atuante, o telefone está cortado e até a eletricidade chegou a ser interrompida algumas vezes este ano por falta de pagamento, sendo socorrida por um grupo de fundadores que emprestou dinheiro ao atual presidente para que pudesse pagar a conta de luz.

A quadra de esportes reformada em 2001 está com parques soltos, e uma pintura desgastadas, assim como as cadeiras das arquibancadas, onde algumas estão quebradas e sem condições de uso.

O tobo-água das piscinas chegou a ir a leilão por falta de pagamento, mas não ouve interessados na compra e para piorar ainda mais tudo, uma dívida trabalhista criada entre 2001/2002 chegou à justiça, que ordenou o leilão total dos bens da sociedade, pelo valor aproximado de R$ 600 mil, um quarto do valor real de patrimônio do BTC.


A Atual Gestão teria culpa?



Muitos julgam a má administração do atual presidente Beto Leite como fator fundamental para a crise no Butiá Tênis Clube. Ele assumiu a presidência em dezembro de 2002 e desde lá se mantém no comando da entidade. Um grupo de sócios tentou há três anos atrás retirá-lo da presidência através de uma liminar da justiça, mas foram derrotados pelo veredicto da juíza que autorizou que Beto continuasse a presidir o Tênis Clube.

Em conversa com o Jornal Sobral, Beto afirmou que sempre foi incansável dentro do BTC, e está tudo funcionando normalmente.
- A estrutura está conservada, limpa. Há algum atraso ou outro de salários ou nas manutenções, mas a falta de recursos para esses pagamentos é que geram estas dificuldades.

A falta de entrada de dinheiro em caixa, devido ao número reduzido de sócios em dia, somado a o grande afastamento de outros, também é o principal problema.

- Somente os sócios voltando e a comunidade ajudando é que o BTC se salvará. O Tênis Clube é um patrimônio da cidade - Relatou Beto complementando...

- Isso não é desculpa para a situação atual do clube, porém foram as más gestões, somadas a esta crise que foi crescendo, crescendo, até chegar este ponto.

Outro motivo apontado pelo presidente é a situação geográfica da entidade na cidade, junto com seu segmento de atuação atual.

- O BTC é famoso por atuar a anos na área esportiva com seus campeonatos, sendo mais fraco na área social. Nós ficamos numa ponta da cidade, muita gente às vezes tem dificuldade de se dirigir até aqui se não tem carro e isso também é um fator negativo.

Tristeza e despontamento



Aos 82 anos de idade, Ítalo De Maman, um dos idealizadores, fundadores e primeiro presidente do Butiá Tênis Clube, demonstrou-se triste com toda esta situação. Quando perguntado sobre o que ele achava da situação do clube, com uma leve pausa no pensamento e um pouco emocionado disse:

- Isso foi uma surpresa pra mim. Lamento imensamente que isto esteja acontecendo.
Seu Ítalo guarda consigo os documentos originais do primeiro estatuto, registros em cartórios, plantas e escrituras, as quais afirma ser uma relíquia e estarem bem guardadas em suas mãos.

A salvação a caminho

Como a diretoria atual não é 100% atuante, e os membros do conselho estavam afastados da entidade, Beto Leite convocou nesta quarta-feira, dia 19, uma assembléia com os sócios.

Com o quórum pequeno, aconteceu uma pequena conversa. Ambos decidiram deixar a ata em aberto e a reunião foi transferida para esta quinta-feira, dia 20, à noite, após o fechamento desta edição, porém o presidente Beto Leito nos adiantou por telefone.

- Hoje à noite, (quinta-feira, dia 20), será montada uma comissão para gerenciamento da entidade. Esta comissão irá propor novas eleições para o ano seguinte e juntamente com um grupo de sócios tentará evitar que o leilão do patrimônio da entidade aconteça no dia 3 de dezembro.

A comunidade aguarda ansiosamente o resultado desta nova reunião, e espera que algo seja feito para impedir que todo este patrimônio físico e cultural da cidade vá a leilão, até porque o Butiá Tênis Clube faz parte da história de Butiá e faz parte da vida de muita gente desta cidade.

“Dificuldades sempre existem, mas agora ficou grave, e envolve todo o patrimônio do clube” – Presidente do BTC Beto Leite

2 comentários:

Vlamarion disse...

Caro Joel , é compesar que recebo a noticia da situação do BTC , mas como creio que nada esta perdido gostaria de tentar ajudar com uma idéia simples . Que os jovens de sua cidade assumam o controle do clube assim como ocorreu com o Clube Piratini de Charqueadas , que por meio de uma parcela de sócios que se achavam colocados de lado foi a luta e conseguiram obter o controle do clube dentro das normas estatutárias da sociedade em questão.

Somente a união da sociedade local poderá salvar seu prórpio patrimônio.

Maiara disse...

Foi uma matéria muito importante,pois o BTC ja foi palco de grandes alegrias para muitos de nós Butianses, e sem contar que a poucos anos era o lugar mais badalado e importante que a nossa pequena sociedade tinha.
A única saída do atual presidente reerguer este patrimonio,(se é que ele quer né)é apontando uma alternativa nova, investindo em novos colaboradores, e consequetemente os novos sócios apareceram, eu não tive a oportunidade de ser sócia do BTC, pois na época da "glória",deste, não tinhamos condições financeiras para arcar, mas hoje são novos tempos, vamos investir em uma coisa que é parte da nossa terra, o povo ficara muito triste em não ter mais o lugar em que um dia trouxe alegria,emoções, e muitas outras coisas!
Acordem Butianses!!
Não deixem que mais esse patrimonio entre mais ainda nas ruinas!