sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A SEMANA FARROUPILHA



Os festejos farroupilhas, realizados ininterruptamente desde 1947, quando foi levada a cabo a primeira “Ronda Gaúcha”, no Departamento de Tradições do Colégio Julio de Castilhos, representam muito mais do que a simples reminiscência dos fatos que marcaram a historia do Rio Grande do Sul durante o decênio heróico. Os festejos farroupilhas, mais conhecidos como Semana Farroupilha, se constituem num culto ao Rio Grande, sua historia, sua gente, seus valores, suas crenças, enfim, sua cultura.

Por obra da Assembléia Legislativa, cujo presidente era o Deputado Solano Borges, a Semana Farroupilha foi instituída oficialmente no ano de 1964 (Lei n° 4.850 ), na qual fio definida a composição da Comissão responsável pelo planejamento, orientação e execução. O Movimento Tradicionalista Gaúcho faz parte dessa comissão como única instituição privada. Os demais integrantes são órgãos de governo.

Por conta da lei e da historia do próprio MTG, é fundamental que cada Região Tradicionalista e cada Entidade filiada esteja engajada e seja a protagonista nos festejos farroupilhas.


A Semana Farroupilha, que iniciou com o acendimento da Chama Crioula em agosto e que se encerra no dia 20 de setembro, é um evento da sociedade gaúcha. Ela não pertence ao MTG, ao Governo do Estado nem às Prefeituras Municipais, mas os tradicionalistas, pelo conhecimento que tem, pelo engajamento na causa do gauchismo, pela atividade permanente em prol da cultura e da historia gaúcha, tem participação necessária e merecida nas comissões organizadoras. Ocupar o espaço que nos pertence de direito é um dever. Fazê-lo de forma exemplar e um compromisso.

A realização do Desfile Farroupilha do Acampamento Farroupilha na capital, é a real demonstração de todo amor que o povo tem pelo nosso Rio Gradne do Sul, e os símbolos maiores da maior festa popular do nosso Estado.

Nenhum comentário: