sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Existe idade ideal para marcar o corpo


Tatuagem já é polêmica por si só, mas quando envolve jovens menores de idade a discussão vai além. Depois que saiu a lei que exige autorização dos pais para quem tem menos de 18 anos se tatuar, muita coisa mudou. Enquanto uns agradecem a medida, outros – geralmente os jovens proibidos – acham um absurdo. Para saber o que a galera está achando desta situação conversamos com várias pessoas e um profissional da tatuagem. Confira o que eles pensam.

Muito mais que a moda, muitos jovens querem mesmo é poder deixar marcado no corpo algo que realmente gostem. Estefani Gomes de Souza, 12 anos ainda não tem nehuma, mas tem muita vontade de ter, mas de antemão já avisa: “Tenho certeza que meus pais não concordariam”.
Já na contramão Leonardo também de 12 anos, afirma que seus pais não têm nada contra tatuagens, mas contra piercings sim. Mas ele quer os dois “Acho legal, quero no futuro fazer uma tatoo e colocar um piercing”.

Quem entende do assunto explica

O tatuador Gilvan do Studio Arte Mundo de Butiá trabalha a sete anos no ramo, possui seis tatuagens e afirma ter feito a primeira quando já era maior de idade.
Ele ressalva à importância dos pais educarem bem os filhos sobre o que é uma tatuagem, não só descriminar, pra que se realmente for feito algum desenho seja bem pensado e não haja arrependimentos depois.
Quanto a Lei, Gilvan diz que ela dá um limite aos menores, tatuar o corpo é algo muito sério. No seu Studio, menores só são tatuados com a presença do responsável portando documento de identidade para comprovar seu parentesco.
Mas no geral, seus clientes são a maioria adultos e há pouca procura de menores segundo ele.

O que diz a lei

Fica proibida a realização da prática de tatuagem e de “piercing” em crianças de 0 (zero) a 12 (doze) anos e em adolescentes, sem a devida autorização dos pais ou responsáveis legais, assim considerados nos termos da legislação em vigor. Lei Nº 10.169.

No Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas está proibido por lei menores de 18 anos de fazerem tatuagem e piercing mesmo com a presença e autorização dos pais. A punição é uma multa e o fechamento definitivo do estabelecimento. Lei estadual SP 9.828/97. Lei estadual RJ 4388/06. Lei Estadual AL 5.765/07.

Nenhum comentário: