sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A Festa da Democracia!

Já diz o tão famoso ditado, que “A voz do povo, é a voz de Deus”, e no encerrar de mais um período eleitoral, o povo foi às urnas e escolheu os candidatos, que em suas visões, eram o melhores para governar a cidade.
Um ato de democracia, originado nos idos do século V a.C em Atenas, na Grécia antiga, onde os cidadãos decidiam os destinos da polis (cidades) na ágora (a praça pública).

Graças a Sócrates, Platão, Aristóteles, Péricles e Demóstenes, nomes bem conhecidos das aulas de história, é que a política como uma ciência superior, tornou-se determinante em qualquer organização social e com inquestionáveis reflexos sobre a vida dos indivíduos.

No Brasil, a democracia veio a surtir efeito somente após os “anos dourados” da revolução militar entre 1964 a 1984. Junto com o surgimento do movimento civil de reivindicações “Diretas Já" por eleições presidenciais diretas no Brasil, concretizando-se com a nova Constituição Federal de 1988.
No último domingo a população exerceu muito mais que um ato de democracia. Exerceu o dever de comparecer em suas seções eleitorais, após uma profunda análise das propostas oferecidas pelos 86 candidatos a vereador e dos quatro candidatos a prefeito, apertando “confirma”, e concretizando assim a certeza do seu voto.

Sérgio Malta entra para a história, conseguindo pela primeira vez em 45 anos de emancipação política da cidade a re-eleição. Totalizando mais de 5 mil votos, ficando a frente de Fernando Lopes 4,74%, algo em torno de 600 votos.
Malta prepara-se para mais quatro anos no comando de Butiá, ao lado desta vez de Paulo Machado. Provavelmente mantendo seu secretariado com uma ou outra troca, como na Equipe de Desporto, Turismo e Comunicação – EDTC -, até então chefiada por Guilherme Machado, que deixa o cargo no final do ano para assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores na próxima legislatura, sendo o vereador mais jovem eleito.
Desta vez com o slogan “Avança Butiá”, e segundo Sérgio Malta “após arrumar a casa”, promete iniciar um novo processo de crescimento para cidade. Dando continuidade as receitas de saneamento e pavimentação, seguindo pela construção de postos de saúde e Escola Infantil. Além da conclusão das obras em andamento como a do Ginásio Municipal e o Palco de Eventos.

Já a Câmara de Vereadores foi renovada, mantendo apenas a re-eleição de Dedé Tintas, tendo oito novos edis. Uma Câmara jovem, com média de idade de 36 anos.

A comunidade usou de seu poder de voto, e escolheu os políticos que comandarão Butiá, a partir de janeiro de 2009. Mas não basta só usar deste poder. Eleitor use do seu dever de cidadão, memorize os candidatos que votou, lembre de suas propostas apresentadas e cobre durante os próximos quatro anos tudo que foi prometido.

O sentido democrático é maior que uma simples escolha. É maior que um cargo no Poder Público. Por isso, enfatizo, fiscalize o seu vereador e cobre dele caso algo não esteja andando como que foi dito a você antes da eleição. Por que daqui a quatro anos, com certeza, ele irá procurar você novamente...

Nenhum comentário: