segunda-feira, 8 de junho de 2009

Basta querer



Em conversa com meu colega José de Oliveira esta semana, estávamos nos questionando: Quais os benefícios que a duplicação da BR 290 traria para Butiá? E, quais os benefícios que a Copa do Mundo traria para nossa cidade?

São duas perguntas complexas, onde a resposta deve ser bem pensada.

Primeiramente quando nos referimos a BR 290 e sua duplicação os benefícios não seriam apenas a Butiá, mas a todas as cidades por onde a rodovia passa. Teríamos menos acidentes, já que a maioria hoje acontece por manobras arriscadas e ultrapassagens perigosas em trechos de trânsito crítico. Facilitaria o escoamento da produção e o fluxo de veículos, pois em horários de pico o trânsito se torna quase caótico pelo grande número de caminhões que trafegam na rodovia. Em geral, a viajem a Porto Alegre seria mais rápida e segura.

Fora isso não há outras vantagens de fato para a duplicação. Uma empresa ou outra querer se instalar aqui são outros quinhentos. Não é a BR duplicada ou não que irá atrair empresários e empreendedores. É sim a quantidade de incentivo que o município proporcionar, na busca por novas empresas. O quê por enquanto não vem acontecendo, por não ser prioridade do governo, ou para mantermos nossa atividade principal baseada na silvicultura e na extração carbonífera.

Indústria? Não, por enquanto estamos bem assim! Acredite...

Porém a Copa de 2014 é uma questão que poderia ser estuda. Na contramão da duplicação da BR 290 onde os benefícios seriam indiretos, a realização do maior evento de futebol do mundo, na capital dos gaúchos poderia trazer inúmeras benesses a nossa cidade. Basta querer!

Para quem acompanha as notícias, Caxias e Bento Gonçalves na serra gaúcha serão possíveis sedes de treinamentos para as seleções que aqui jogarem. Rede hoteleira boa, campos de futebol bem estruturados em mais outra série de motivos. Isso tudo a umas duas horas de distância de Porto Alegre.

Será que aqui, a apenas 75 Km da capital, uma hora e alguns minutos de viajem, não poderia ter alguma coisa? Tudo bem que temos poucos hotéis, mas vejam bem... A copa é em 2014, ainda restam cinco anos e meio para qualquer tipo de investimentos.

A idéia do Comitê Gaúcho sobre a Copa é que Uruguai e Argentina joguem aqui, imaginem só, seria perfeito, nossos países vizinhos, aqui do lado. Os hotéis da capital lotarão em breve quando começarem as reservas. Os fanáticos por futebol buscarão as cidades vizinhas para se instalarem e nós estamos aqui com a faca e o queijo na mão e tenho certeza que não cortaremos.

Pode ser um tanto utópico da minha parte, mas se quiséssemos, se fosse uma prioridade, poderíamos investir sim, em algo que nos traria retorno direto. Turistas, centro de treinamento, imprensa do mundo todo, e mais uma série de vantagens.

Lembram de uma das cidades que o Brasil se hospedou na Copa da Alemanha? Ficava a alguns quilômetros da sede dos jogos e o campo de treinamento nem possuía arquibancada, tudo bem o gramado era de luxo, mas se lá aconteceu porque aqui não?

Temos o campo do Butiá, do Brasil, que são os maiores da cidade, poderiam ser reformados, melhor estruturados, e tantas outras ações para turismo, como esqueleto e poço um, que estão jogados ao tempo e permanecerão se desmanchando se ninguém fazer algo de concreto por eles.

Todas as obras que estiverem relacionadas à Copa e forem cadastradas junto a CBF terão obrigatoriamente isenção fiscal. A idéia foi lançada, é grande, sonhadora. A oportunidade é esta, há tempo hábil, basta apenas uma coisa... Tirar do papel e querer de verdade que isso aconteça!

Nenhum comentário: