terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Loucos Por Rádio


A invenção do rádio é creditada ao inventor e cientista italiano Guglielmo Marconi, nascido em 1874 na cidade de Bolonha. Em 1895, fez suas primeiras experiências, com aparelhos rudimentares, na casa de campo de seu pai. Conseguiu fazer chegar alguns impulsos elétricos a mais de um quilômetro de distância. Observou, também, que elevando a altura das antenas , alcançava maior distância.

Marconi recebeu o Prêmio Nobel de Física juntamente com Karl Ferdinand Braun, em 1909 por seus inventos. A primeira irradiação musicada foi feita em 1920. Em 12 de outubro de 1931, comprimindo um botão em Roma, Marconi transmitiu sinais de rádio que ligaram o computador geral da iluminação do monumento do Cristo Redentor, erguido no Alto do Corcovado, no Rio de Janeiro. O idealizador e criador disso tudo, Marconi, veio a morrer em Roma em 1937.

No Brasil a história da invenção do rádio acontece da figura do padre gaúcho Roberto Landell de Moura, nascido em Porto Alegre em 1862. Ele desenvolveu um aparelho que transmitia e recebia a voz humana sem a utilização de fios condutores. Sua primeira experiência aconteceu em São Paulo, em 1893. O sucesso do feito colocou em xeque sua sanidade mental diante de seus superiores. Sete anos depois, Landell de Moura consegue a patente brasileira de seu invento. Mas não levado muito a sério, voltou para o Rio Grande do Sul, vindo a falecer aos 66 anos.

Já Edgard Roquete Pinto, "o pai do rádio" no País e um dos principais antropólogos daqueles tempos, demonstrou grande interesse em relação aos meios de comunicação, em especial o rádio, prevendo imediatamente o seu uso como um difusor de cultura popular.

O surgimento do rádio no Brasil é marcado com a fundação da Rádio Clube de Pernambuco por Oscar Moreira Pinto, no Recife, em 6 de abril de 1919. Em 1923, vários aparelhos de recepção instalados no Rio de Janeiro receberam os primeiros sons e vozes dos discursos de inauguração da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
Após 1934 as rádios começaram a influenciar o modo de vida das pessoas, lançando ao estrelato grandes nomes da música, como Francisco Alves, Vicente Celestino, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, Silvio Cladas, Dóris Monteiro. Foi na década de 50 que o esporte ganhou adeptos pela a irradiação de jogos de futebol, principalmente em épocas de Copa do Mundo.

Destes 90 anos de história do Rádio, 30 nós também podemos contar. Assim como todos esses nomes citados acima, incrédulos por muitos, temos em Butiá os nossos pioneiros: Antonio Correa, Francisco Garcia e o Pe. Frederico Antônio Assmann (in memoriam) que juntamente com outros sócios fundaram, no dia 16 de janeiro de 1979, a primeira rádio da Região Carbonífera: a Sociedade Butiaense de Radiodifusão Ltda, nossa conhecida Rádio Sobral, mantida através dos tempos.

Houve momentos de dificuldade, assim como de abundância. Mas nunca a AM1140 deixou de entrar no ar, para fazer companhia aos ouvintes, levando informação, cultura, música, entretenimento e tudo de bom e melhor que você merece.

Por isso, comemore, faça festa com agente. Pois esses 30 anos de existência sem os nossos ouvintes, não seriam nada. Você é parte da nossa história também.
O Jornal Sobral parabeniza sua co-irmã emissora de Rádio por esses 30 deliciosos anos ao lado da comunidade butiaense.

Nenhum comentário: