quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Ainda há tempo?

Estamos cada dia entrando em uma contagem regressiva, em que o Planeta Terra não suportará mais a atividade humana sobre ele.

Mesmo que a emissão mundial CO2 se tornasse zero a partir deste mês de janeiro de 2009, seriam necessários mais 50 anos para o planeta se recuperar naturalmente por completo. Além da quebra econômica que isso geraria.



O consumo de combustíveis fósseis está cada vez maior. Ainda não achamos uma alternativa para substituir o petróleo do nosso dia-a-dia. A bomba chamada “Oriente Médio”, onde estão as maiores reservas de petróleo do mundo, define o custo de vida de mais de 6 bilhões de pessoas no mundo.

Falando nisso se esse mundaréu de gente que vive na Terra consumisse como a população dos Estados Unidos consome, precisaríamos de mais cinco planetas iguais a este para suprir as necessidades de habitação, alimentação, agricultura, energia, etc.

Hoje a dura realidade nos mostra que já consumimos 30% a mais do que a capacidade que o planeta nos oferece. Sem contar que os americanos são os maiores poluidores mundiais. O Brasil não está tão longe não, é o quinto, e só ocupa esta posição devido ao desmatamento e as queimadas frequentes no pantanal e na amazônia.

É o aquecimento global, a crise econômica, as guerras civis, a fome, as catástrofes naturais: furacões, tornados, terremotos, tsunamis, enchentes como a de Santa Catarina, será que estriamos nos aproximando do fim?



A Bíblia sagrada registra em seu último livro “A Revelação” ou “O Apocalipse”, escrito pelo apóstolo João, o Armagedon, que seria a última batalha entre o bem e o mau na terra, seguida pelos quatros mensageiros, o anti-cristo, e tudo resultaria no Juízo Final, popularmente conhecido com “O Fim do Mundo”.


Assustador? Não... Se lembrarmos que no ano 1.139 São Malaquias em visita a Roma teve uma visão de frases em latim que identificariam os 111 Papas que governariam a Igreja Católica até o fim dos tempos. Ele acertou todos! Você deve estar se perguntando: O que isso tem de mais? Eu respondo: Nada, afinal Bento XVI é só 111º Papa mesmo!



Previsão furada? Quem sabe! Mas a civilização pré-colombiana “os Maias”, que viveu na América Central entre os séculos IV e IX a.C, através de seu calendário (o mais exato instituído até hoje) previram em seu tempo, diversos acontecimentos físicos e astronômicos para o futuro distante. Até hoje, todas as previsões se confirmaram.

Porém o que chama mais atenção é a previsão que eles tiveram de um fato que acontece de 25 mil em 25 mil anos: O alinhamento da Terra, do Sol e do centro da Via Láctea. Até ai nada de mais! Só que eles previram que a esse alinhamento aconteceria pela última vez no solstício de verão, do último dia de seu calendário. Transcrito por estudiosos, este dia no nosso calendário, é o dia 21 de dezembro de 2012.



Outras previsões do “IChing” (Oráculo Chinês), do mago Merlin, de Cibila (Oráculo Romano) e do WebBot (Programa que viaja pela internet juntando frases e fatos, resultando em presságios), assustadoramente coincidem no mesmo ano para o fim dos tempos 2012.

Até o cinema já está de olho no assunto. Ano passado o filme “Fim dos Tempos” passou um pouco dessa verdade eminente. Esta semana estreia “O Dia em que a Terra parou” dos estúdios Fox e em Julho da Paramond estreia no Brasil o filme “2012 – O Fim do Mundo”, ambos ligados com essas previsões que citei.

Para céticos, o assunto não passa de blasfêmia, para os loucos, uma verdade incessante, para os estudiosos, um sinal de alerta. O relógio não vai bater na meia-noite de 21 de dezembro de 2012, passarão dois segundo e “bum” o mundo acabará. Não é isso!



A maioria dos entendidos no assunto afirma que realmente poderá acontecer o fim de um período, de uma era, de uma maneira de pensar. Exatamente o quê eles não sabem, nem nós. Pode ser o fim do capitalismo, talvez da Igreja Católica, quem sabe da soberania americana? Está visto, se tudo continuar assim, o Planeta não suportará por muito tempo, talvez não seja em 2012, pode ser em 2018, 2025 quem sabe?

O certo é que ainda temos tempo de achar uma saída sustentável para harmonizar a nossa vida, com a vida natural da Terra. Se não o fim poderá acontecer antes mesmo do que imaginamos. Você pagará para ver?

Um comentário:

Anônimo disse...

Dá uma assistida neste vídeo, A história das coisa.

http://br.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E