quinta-feira, 16 de julho de 2009

Por onde anda o poder!


Tanto na esfera nacional, como na estadual e ainda na municipal, o poder está disperso, desencontrado, e ainda por cima sem seriedade.

Lula saiu em viajem para fazer a velha política barata para o Brasil assumir cargos importantes perante o mundo. Em vez da tão sonhada cadeira no Conselho de Segurança da ONU, a pretensão brasileira agora é o G8, G5, G20, Bric. Siglas que eu, e metade da população nem sabe mais o que quer dizer de tanto que se fala, parece mais um jogo de batalha naval do que qualquer outra coisa.

De repente até poderá trazer resultados futuramente, já que somos um país emergente, a crise não nos atingiu, foi só uma marolinha mesmo, e os milhares de desempregados são virtuais.

A revista britânica “The Economist” descreveu Lula em um artigo intitulado “Casa dos Horrores” em referência ao Senado com a seguinte frase: “Lula fecha os olhos para escândalos, quando lhe convém”. Na minha opinião, a melhor descrição do presidente nos últimos tempos. Até que um dia alguém no mundo notou isso.

Voltando ao foco, Lula saiu em viajem e deixou nosso país nas mãos do Vice-presidente José de Alencar, que se internou para sua 14º operação na retirada de um tumor. Guerreiro, aos 77 anos, passa por mais esse teste. Porém no assunto política, ele não transmitiu o cargo para a 3ª pessoa do poder, o Presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer.

Por alguns dias, o Brasil ficou sem um comandante. Claro que ainda sobrara a 4ª pessoa da República, no caso o Presidente do Senado, José Sarney, mas esse amigo... Nem vem ao caso.

No Rio Grande do Sul, Yeda Crussius colocou sua chance de reeleição no lixo com o escândalo do “Caixa 2”, a misteriosa morte de Marcelo Cavalcante, as irregularidades no Detran e o “boca de sacola” Lair Fersl. Tudo isso ainda vai dar muito pano pra manga.

Ninguém lembra que ela deixou o Estado em déficit zero, mas as acusações são graves e misteriosas.

Se o país e o estado andam tão loucos assim, um pouquinho desta loucura certamente respingaria na gente, aqui na terrinha.

O projeto que cria novas “tetinhas”, opa desculpe, cria novos cargos em comissão na Câmara de Vereadores, voltou à pauta, com algumas modificações. Ao mesmo tempo o Prefeito Sérgio Malta se licenciou do cargo para retirada de um dreno. O caso estava mais sério e foi necessário passar por uma nova cirurgia, prolongando seu afastamento.

O vice Paulo Machado, assumiu o Executivo municipal e junto com ele se forma a maior controvérsia política da história recente do município.

O PT seu partido, que foi sempre contra a criação dos CC’s no Legislativo, surpreendentemente aprova a criação dos cargos.

Como assim eu me pergunto? Você eleitor também repete a questão, já que acreditava em uma palavra, vê outra em execução.

É a governabilidade amigos, ou seja, por não ter a maioria na Câmara e ter medo dos seus projetos rejeitados... O Executivo cede daqui, para manter a PAZ entre os poderes. Coisa linda, poética, mas que pra mim tem outro nome.

Ouvi falar: “Tudo foi orientado pelo Prefeito afastado, Sérgio Malta”, será??? Fontes me disseram que ele não orientou NADA! Verdade? Mentira? Quem vai dizer agora?
E mais, o Jornal Sobral adiantou na última semana, que Sérgio Malta nos próximos 10 a 15 dias volta para a cidade, mais ainda não volta a assumir o poder, pois necessita de repouso e atenção médica. Desejamos melhoras ao senhor Prefeito!
É tanta confusão política no Brasil que nossa cabeça fica confusa e nem sabe mais separar os políticos bons dos ruins.

Do nada agente acaba levando uma rasteira de vez em quando.

Nenhum comentário: